PT /  EN /  ES
Trabalho de Campo da Universidade de Évora nas Áreas Piloto do Projeto
08/02/2018
A equipa da Universidade de Évora encontra-se a realizar estudos detalhados sobre o Montado nas áreas-piloto do projeto, nomeadamente ao nível da biodiversidade, das árvores e dos solos.

No que se refere aos solos, os resultados permitirão não só identificar as suas características, mas também reconhecer a forma como influenciam a natureza, e, reversivelmente, como os solos são afetados pelas plantas e os animais, bem como pelas condições meteorológicas ao longo do tempo.
 
Relativamente à biodiversidade foram colocados aparelhos de escuta para avifauna e estão a ser inventariadas as espécies presentes de plantas para determinar quão ricas e diversas são as áreas. Também estão a ser analisadas as pastagens para determinar a sua composição florística e estão a ser recolhidas amostras para quantificar a sua biomassa.

Quanto às árvores, através de medições dendrométricas de todas as árvores das áreas escolhidas, será possível determinar as características dessas mesmas árvores, bem como do povoamento florestal. Com base nos resultados será ainda calculado o valor total de biomassa de cada povoamento, sejam eles de sobreiro, de azinheira ou mistos.
Copyright © 2017 ADPM. Todos os direitos reservados.
MENU