PT /  EN /  ES
Os Desenhos dos Sistemas Integrados de Gestão do Montado, nas Áreas Piloto do Projeto, Estão Quase Prontos!
05/04/2018


Em maio de 2017 os proprietários começaram a trabalhar em conjunto com a FSG, ADPM e UNEX, no desenho dos seus Sistemas Integrados de Gestão do Montado (SIGM).

Com informação sobre o cenário climático previsto, desenvolvido pela FCUL para cada propriedade, debateu-se sobre as metas e objetivos de cada Herdade, e refletiu-se sobre a necessidade de adaptação à mudança/incerteza climática futura.

Posteriormente, os proprietários, apoiados pelo coordenador técnico (FSG) e os especialistas locais (UNEX e ADPM), selecionaram de entre 49 "funções", aquelas que vieram a implementar. Entre as funções encontram-se bio-produtos (venda de animais, produção de mel, de hortaliças, matérias etc.) e eco-serviços (caça, rotas de BTT, Birdwatching etc.), além de funções ambientais e sociais.

A próxima fase será escolher, dentro da base de dados de 69 espécies, quais instalar em cada Herdade e selecionar também, entre as 51 "Medidas de Adaptação" (AM’s) identificadas, as mais apropriadas para cada cultura.

A área demonstrativa do projeto (Herdade da Coitadinha) será a primeira a implementar o SIGM (a partir de abril). As outras 11 Áreas Piloto começarão no outono, se as condições climáticas o permitirem.
Copyright © 2017 ADPM. Todos os direitos reservados.
MENU