PT /  EN /  ES
Dia Aberto na Mata Nacional do Cabeção
29/03/2019
 
     
 
No passado dia 19 de março teve lugar o Dia Aberto na Mata Nacional do Cabeção (MN Cabeção), em Mora. A manhã começou com uma ação de sensibilização sobre a temática das alterações climáticas no montado para os alunos do Agrupamento de Escolas de Mora. Aqui, um painel desenhado para o projecto foi utilizado para dinamizar um jogo em que se explicou o passado, presente e futuro do montado, com o objectivo de sensibilizar os mais novos para a necessidade urgente de o conservar.
Durante a manhã, os alunos do Agrupamento de Escolas de Mora tiveram ainda oportunidade de conhecer uma das medidas de adaptação às alterações climáticas que estão a ser implementadas na MN Cabeção, nomeadamente a colocação de caixas-ninho para promover a ocorrência de espécies insetívoras que, por sua vez, desempenham um papel de controlo de pragas nas massas florestais.  
 
     
 
A parte da tarde, para o público mais velho, foi dedicada à introdução e discussão do Sistema Integrado de Gestão de Montado (SIGM) que está a ser implementado nesta área-piloto. Diversas funções ambientais que constituem este SIGM foram abordadas, em particular a proteção da regeneração natural, criação de abrigos para a vida selvagem, limpezas seletivas de matos, micorrização e armadilhas para Platypus cylindrus (praga que muito afeta o montado).
Copyright © 2017 ADPM. Todos os direitos reservados.
MENU