PT /  EN /  ES
Dia Aberto na Herdade da Ribeira Abaixo
10/05/2019
     

Na manhã de 8 de maio, na Herdade da Ribeira Abaixo (HRA), Grândola, teve lugar uma ação de sensibilização ambiental dedicada aos alunos da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola. Esta ação incluiu a realização de um peddypaper temático “À descoberta no trilho do Montado” e do “Jogo de Painel” para reflexão do passado, presente e futuro do Montado.

     

Na parte da tarde, contou-se com a presença do presidente da Câmara Municipal de Grândola, tendo sido apresentado o historial do binómio HRA-FCUL no contexto da investigação de longo-termo sobre o Montado. O projeto LIFE Montado-Adapt foi explicado em seguida pela sua coordenadora e, posteriormente, foi apresentada a metodologia SWAP utilizada para a planificação da via de adaptação na HRA. O Dia Aberto terminou com um passeio de observação das medidas de adaptação às alterações climáticas aplicadas na Herdade, no âmbito do projeto.
Entre outras medidas de adaptação, destacou-se a promoção da sucessão ecológica da Agrofloresta, as técnicas de retenção de água da paisagem, e a reabilitação do sobreiral e da galeria ripícola através de plantação, criação de mosaicos na paisagem e a exclusão agrícola de algumas áreas para incentivar a regeneração natural.
Copyright © 2017 ADPM. Todos os direitos reservados.
MENU