PT /  EN /  ES
Dia Aberto na Finca Casablanca
14/11/2019
     

No dia 13 de novembro, o programa do Dia Aberto da Finca Casablanca começou com a visita do Colégio de Hervás. Como primeira atividade, os alunos foram sensibilizados para a importância do Montado como um ecossistema florestal único e do seu enorme potencial para a produção de diversos produtos, tendo participado numa prova de produtos: favos de mel, bolotas, figos, amêndoas, entre outros.

     

Posteriormente, os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer dois valiosos produtos produzidos nesta Herdade: composto e biochar e seguiu-se uma conversa sobre solos e microrganismos. Para finalizar, os jovens participantes tiveram a oportunidade contribuir para o futuro do Montado e plantaram quatro espécies de árvores que fazem parte deste ecossistema: sobreiro, medronheiro, pilriteiro e pereira brava. Cada grupo de alunos plantou uma árvore que foi identificada com o seu nome para poderem fazer o seu seguimento em visitas futuras.

     

Durante a tarde, decorreram as atividades para os adultos. A primeira parte, em sala, foi dedicada ao Maneio Holístico: introdução e noções de desenho de um plano de pastoreio, uma apresentação feita pelo técnico responsável pelo desenho desta na Finca Casablanca. Em seguida foi feita uma visita à herdade, onde foi possível observar algumas das estratégias de adaptação implementadas, como a melhoria de pastagens, recolha de água com keyline, densificação de sobreiros e freixos, bem como plantação de plantas aromáticas e medicinais (rosmaninho, erva ursa, tomilho, entre outras).
Copyright © 2017 ADPM. Todos os direitos reservados.
MENU