PT /  EN /  ES
LIFE Montado-Adapt Marca Presença em Webinares
07/06/2021


O projeto Life Montado-Adapt tem vindo a ser cada vez mais requisitado para apresentar a sua experiência em diversos eventos online relacionados com as temáticas das alterações climáticas, do desenvolvimento sustentável ou da definição de políticas públicas de apoio ao desenvolvimento de territórios rurais.

Em março, o Life Montado-Adapt marcou presença no Webinar “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, organizado no âmbito do Projeto ACCIONAD-ODS, implementado em Portugal pelo IMVF e pela associação In Loco. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Neste webinar foram abordados os ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 13 – Ação Climática.




Em maio, a ADL - Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano promoveu, no contexto do projeto Empreender no Litoral Alentejano 18/20, um webinar subordinado ao tema “Alterações Climáticas no Montado – Medidas de Adaptação”.

Na sessão, o técnico da ADPM, Artur Lagartinho, apresentou as medidas de adaptação do montado às alterações climáticas que estão a ser promovidas nas 12 explorações piloto do LIFE Montado-Adapt. Por seu lado, Mafalda Braga, técnica da Ansub – Associação dos Produtores Florestais do Vale do Sado, deu a conhecer o caso concreto das medidas que foram implementadas na área piloto da Herdade do Azinhal, no concelho de Grândola.

Este encontro foi também a oportunidade para vários proprietários e gestores de áreas de montado mostrarem interesse em aderir à fase de replicação do LIFE Montado-Adapt, que se iniciará no outono de 2021.




Em junho, a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local realizou um webinar sobre o tema "Sustentabilidade da Agricultura e dos Territórios Rurais em Portugal – Contributos para a reforma da Política Agrícola Comum”.

O LIFE Montado-Adapt participou neste debate, onde foram partilhadas algumas propostas de medidas de adaptação às alterações climáticas que devem ser incluídas na definição de políticas públicas no domínio da agricultura, com vista a dar resposta às necessidades dos territórios rurais e a promover a sustentabilidade ambiental.
Copyright © 2017 ADPM. Todos os direitos reservados.
MENU