PT /  EN /  ES
O Futuro Depende da nossa Capacidade de Adaptação: Conservação da Qualidade da Água
29/03/2022

Depois de um longo período de seca extrema, que se tem verificado em grande parte da Península Ibérica, os últimos dias de março trouxeram alguma chuva aos Montados. A gestão da água é um dos principais desafios da pecuária extensiva, e nos últimos tempos essa tem sido uma das principais condicionantes. A escassez exige um maior controlo da quantidade e da qualidade da água a usar no abastecimento animal, e para assegurar a sua disponibilidade para a biodiversidade.  

As principais causas para a degradação da água nas explorações agrícolas são a poluição pelo arrastamento de partículas, provocada sobretudo pela erosão, e o acesso livre dos animais aos pontos de água. Para inverter este processo torna-se necessária a aplicação de medidas que reduzam a erosão e evitem o abeberamento direto dos animais.

Esta é uma das 40 Medidas de Adaptação que se podem encontrar na Plataforma de Apoio à Decisão para a Adaptação dos Montados às Alterações Climáticas, resultante do trabalho desenvolvido no projeto LIFE Montado-Adapt.
Copyright © 2017 ADPM. Todos os direitos reservados.
MENU