PT /  EN /  ES
O Futuro Depende da nossa Capacidade de Adaptação: Proteção de Plantas à Herbivoria
06/05/2022
O Montado é um sistema agro-silvo-pastoril, onde o pastoreio de animais em regime extensivo é uma prática usual e essencial. Desta forma, há que compatibilizar a manutenção de um sistema arbóreo saudável, incluindo uma boa geração de árvores novas, com a presença de animais herbívoros.



Os animais de produção pecuária e os herbívoros selvagens também se alimentam da folhagem das plantas de sobreiro e azinheira, especialmente nas épocas de menor abundância de alimento. Para além disso, algumas espécies também podem provocar danos nas árvores jovens, como é o caso das vacas ou dos veados que as partem com os cornos ou com as hastes, os coelhos ou lebres que as cortam com os dentes, ou os javalis que as podem arrancar ao fuçar no solo.

Para evitar estes danos e conseguir manter um bom renovo das árvores, é conveniente a proteção das plantas, com a colocação de protetores individuais ou com a instalação de vedações em torno de parcelas a proteger, onde se fará a exclusão do pastoreio.

Esta é uma das 40 Medidas de Adaptação que podem ser consultadas na Plataforma de Apoio à Decisão para a Adaptação dos Montados às Alterações Climáticas, resultante do trabalho desenvolvido no projeto LIFE Montado-Adapt.


Ficha 02 sobre proteção das plantas contra a herbivoria
Copyright © 2017 ADPM. Todos os direitos reservados.
MENU