No passado dia 17 de maio houve mais uma ação de sensibilização ambiental, desta vez dirigida a alunos de 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, integrada no Dia Aberto na Mata Nacional de Valverde, naquele concelho. Esta desenvolveu-se em quatro atividades: "Valorizar o Montado" (Jogo de Painel pedagógico); "Semear para Reflorestar" (jogo de identificação de sementes numa caixa “mistério” e sementeira no viveiro); "Integrar a Biodiversidade" (colocação de abrigos para insetos, aves, répteis e anfíbios) e "Conhecer para Conservar" (identificação dos organismos presentes em charcos, captura e anilhagem de aves).
O programa da tarde decorreu no Auditório Municipal de Alcácer-do-Sal, tendo envolvido a apresentação do projeto LIFE Montado-Adapt à comunidade local, assim como do trabalho de implementação do SIGM desenhado especificamente para a Mata Nacional de Valverde (MNV). Seguidamente, abordou-se a importância dos viveiros de Valverde na produção de espécies autóctones de elevada qualidade genética, adequadas aos diversos projetos de reflorestação e reabilitação de habitats decorrentes em Portugal, com especial ênfase no Montado. Integrada na diversificação económica do montado, é ainda de sublinhar a intervenção feita pelo arquiteto Nuno Lecoq relativamente ao elevado potencial das espécies silvestres para arranjos florais secos, dada a reduzida necessidade de água e o alto valor comercial.
O Dia Aberto encerrou com uma visita de campo à MN Valverde, consolidando assim a informação veiculada nas apresentações e permitindo abordar outras questões que surgiram durante o passeio, como a marcação, manutenção e promoção da regeneração natural.