PT /  EN /  ES
Keyline: A Solução vinda da Austrália
15/04/2020

     

O australiano P.A. Yeoman descreveu, no final da primeira metade do século XX, um sistema de subsolagem em curva de nível, com um ligeiro pendente, para controlar a escorrência das chuvas e permitir a irrigação eficaz de terrenos ondulados sem a necessidade de terraplanagem.

O termo ‘linha-chave’ é uma referência ao ponto em que a parte inferior e plana de um vale primário se torna subitamente íngreme. No interior dos limites do vale são gerados padrões de lavoura com recurso a um arado especialmente desenvolvido para promover a infiltração de água de forma eficiente e mantê-la no solo o maior tempo possível. Ao espalhar e infiltrar a água, promove-se o processo de formação de solo, a fixação de carbono, possibilitando o restauro de pastagens degradadas de uma forma rentável, rápida e de baixa manutenção, com uma enorme redução na água perdida por evaporação.

Este tipo de cultivo sem inversão de solo promove o movimento da água dos vales húmidos para as cumeadas mais secas, criando assim uma distribuição mais uniforme da água e diminuindo a velocidade da mesma. Ao mesmo tempo, pode contrariar a erosão, a compactação e promover um enraizamento mais profundo.
Copyright © 2017 ADPM. Todos os direitos reservados.
MENU