PT /  EN /  ES
Modelo de Ilhas Flutuantes Desenvolvido no Âmbito do LIFE Montado-Adapt
20/05/2020

     

     

No contexto do LIFE Montado-Adapt, os parceiros Grupo Casablanca e Dehesa El Guijo, junto com o viveiro La Dehesa, desenvolveram um modelo de ilhas flutuantes em cortiça, de carácter modular, para serem instaladas em charcas, com intuito de criar um suporte para plantas depuradoras, melhorando, deste modo, a qualidade da água. Simultaneamente, promovem e protegem a presença de fauna (corvos marinhos, patos, lagostins, cágados, peixes etc.), além de aumentar a biodiversidade de flora aquática com 12 espécies.

Uma destas, a Thypha, tem elevado interesse, dado que uma área de 3 m2 de Thypha purifica o volume de água equivalente ao que polui um habitante num dia. Por oxigenar continuamente a água, funciona como um motor para a oxidação da matéria orgânica presente, melhorando a qualidade geral da água, o que, por sua vez, leva ao aumento da biodiversidade (há espécies sensíveis à má qualidade da água). Saliente-se ainda que a plantação em placas flutuantes de cortiça, ao invés de plantadas nas margens, garante uma taxa de mortalidade menor e um crescimento vegetativo muito pronunciado, o que se traduz num aumento da fixação de carbono, devido à ausência do constrangimento provocado pela oscilação do nível da água entre o inverno e o verão.

Para além da função depuradora, da redução da evaporação e da amplitude térmica da água das charcas, e do potencial em termos de promoção da biodiversidade antes referido, estas ilhas podem também ser desenhadas para servir de complemento à alimentação animal, ao incluir espécies forrageiras com um conteúdo nutricional particular.

Conheça mais sobre as características destas estruturas no site dos nossos parceiros (www.ilasdecorchonatural.es) e fica, desde já,  convidado a vê-las, in situ, nos próximos eventos que decorrerão nas herdades do projeto!
Copyright © 2017 ADPM. Todos os direitos reservados.
MENU