PT /  EN /  ES
ADPM deu Início ao Projeto LIFE Montado-Adapt com Reunião Internacional de Parceiros
09/09/2016


Desenvolver o Montado e o Dehesa de forma inovadora e sustentável - este é o grande objetivo do projeto LIFE “Montado & Climate: A need to Adapt”, apresentado oficialmente a 8 de Setembro de 2016 na sede da ADPM, em Mértola. O lançamento contou com a presença de representantes dos 17 parceiros que compõem o projeto e que são oriundos não só de Portugal, mas também de Espanha e dos Países Baixos.
 
Este projeto de 5 anos, implementará o modelo ILU (Integrated Land Use) que pretende apoiar os agricultores de 11 áreas piloto em Espanha e Portugal por forma a desenvolverem mecanismos de adaptação aos efeitos que as alterações climáticas têm provocado no Sul da Península Ibérica, sobretudo nas áreas do Montado / Dehesa. Desta forma pretende-se enriquecer os sistemas de gestão destes ecossistemas através da utilização de novas ferramentas e tecnologias que serão articulados com as comunidades locais/produtos locais, ecoserviços e à biodiversidade. Os agricultores destas áreas piloto não só participarão do projeto, como também serão líderes de opinião junto das suas comunidades e de outros agricultores que demonstrem vontade em implementar o sistema ILU nas suas propriedades, sendo estas componentes de divulgação e disseminação do sistema, a nível nacional, uma das principais metas do projeto.
 
Esta iniciativa apresenta um orçamento total de 3.439.571€ e é cofinanciada pela União Europeia através do Programa LIFE que tem vindo a apoiar projetos nas áreas da conservação da natureza e do meio ambiente e recentemente abriu o subprograma, LIFE+ Climate Action para ações contra as alterações climáticas.
 
São parceiros do projeto: Forestry Service Group, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidade de Évora, ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas IP, Universidad de Extremadura, TerraSIG, Lda, União da Floresta Mediterrânica, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, Consejeria de Medio Ambiente y Ordenacion del Territorio, Explotaciones Agropecuarias La Rinconada SL, Dehesa del Guijo S.A, Ayuntamineto de VillasBuenas de Gata, Grupo Casablanca – Cáparra SL, Sociedade Agrícola do Freixo do Meio, Lda e a ANSUB – Associação dos Produtores Florestais do Vale do Sado.
 
Copyright © 2017 ADPM. Todos os direitos reservados.
MENU