PT /  EN /  ES

__

ADAPTAR
Diversificar para a sustentabilidade económica, social e ambiental.

__

©ADPM
VER MAIS
 
O QUE É O SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DO MONTADO (SIGM)?

O processo de desenvolvimento e implementação do projeto LIFE Montado-Adapt tem onze etapas distintas, abaixo representadas.



 

ESTRATÉGIAS:

Diversificar a produção vegetal alternando culturas agrícolas com culturas florestais, todas elas tolerantes às mudanças clima esperadas;
Diversificar culturas e variedades optando pelas mais resistentes a condições adversas e economicamente interessantes;
Agir conforme aos standards internacionais com vistas à certificação dos produtos;
Melhorar a fertilidade do solo através de adubações verde, micorrização, etc;
Diversificação produtiva das explorações não apenas em termos de eco-produtos mas também em eco-serviços.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DO MONTADO?

Parece impossível atingir a sustentabilidade com os sistemas de gestão usados hoje em dia. Se o clima mudou, também o sistema precisa de mudar. É com base nesta premissa que a iniciativa LIFE MONTADO & CLIMATE - A NEED TO ADAPT estabelece como prioridade processos de adaptação às atuais e futuras condições climatéricas e às consequências daí advindas.



O MODELO DE DESENVOLVIMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E REPLICAÇÃO DO SISTEMA

O processo de desenvolvimento e implementação dos Sistemas Integrados de Gestão do Montado é constituído pelos 11 passos abaixo representados.



Quer saber mais sobre cada uma das etapas? CLIQUE AQUI!

 
A replicação é feita em pirâmide, permitindo por isso a transferência de conhecimento e cooperação entre pares. Abaixo a representação gráfica com indicação das Áreas Piloto abrangidas.

Assim, a calibragem metodológica para a implementação do Sistema será feita primeiro na Herdade da Coitadinha, sendo que posteriormente as outras 11 Áreas Piloto do projeto irão desenvolver e implementar os seus próprios SIGM. Após esta segunda fase de implementação, as 11 propriedades terão o conhecimento para promoverem junto de outros proprietários o desenvolvimento e implementação do SIGM.



 
Copyright © 2022 ADPM. Todos os direitos reservados.
MENU